Nossa História - IPCALVARIO

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Nossa Igreja




A Igreja Presbiteriana do Calvário foi organizada no ano do centenário da Igreja Presbiteriana de Sorocaba em 1969. No início desse ano, algumas pessoas passaram a se reunir na casa dos irmãos Walmir de Campos e Esdras de Moraes, e, já no mês de março, contavam com trinta pessoas, exigindo-se a procura por um espaço maior. Pensou-se em alugar uma sala pequena, modesta, mas para surpresa de todos chegou a notícia de que um velho edifício na rua Monsenhor Soares estava para alugar. Era um amplo salão térreo, com sete grandes salas no pavimento superior, sendo que duas delas foram adaptadas, provendo-se lugar para cento e cinquenta pessoas. Os irmãos Paulo Breda Filho e Francisco Sócrates de Oliveira Camargo assumiram o encargo de alugar o imóvel, até que o Presbitério de Sorocaba se mostrou favorável à organização da nova igreja.

No dia 06 de abril do mesmo ano, realizou-se o primeiro culto no local, às 9h30min da manhã. Era domingo de Páscoa e conquenta e quatro pessoas estavam presentes. A Igreja, no entanto, foi organizada oficialmente em 1º de junho de 1969, com trinta e três membros comungantes (adultos) e onze não comungantes (crianças), formando-se, assim, em Sorocaba, mais uma família da fé, a "família calvariana". Já no culto de organização, foi recebido pela profissão de fé e batismo o Sr. Romeu Vergili - a igreja, no ato de sua organização, já estava crescendo!

O primeiro Conselho foi composto por três presbíteros: Paulo Breda Filho; Francisco Sócrates de Oliveira Camargo e Esdras Moraes. A Junta Diaconal era composta de três membros: Renato de Oliveira Camargo; Walmir Campos e Osvaldo Arauim. O primeiro pastor designado pelo Presbitério de Sorocaba para coordenar os trabalhos da nova igreja foi o Pastor Isac Silvério, que permaneceu até dezembro de 1969. Após a reunião do Presbitério de Sorocaba em janeiro de 1970, foi designado como pastor da igreja o Sr. Wilson de Castro Ferreira.
Com o passar dos anos, a igreja cresceu substancialmente, passando por ela diversos pastores, ministros do evangelho dedicados a edificar uma igreja saudável, até os dias atuais.



Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal